Her ★★★★

O roteiro de Spike Jonze descreve nada mais do que uma crítica apaixonante sobre a sociedade e sua relação com a tecnologia e, por que não, da necessidade e dependência que temos em sempre estar conectados ao mundo virtual.

Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor, recém divorciado, em uma empresa que remete cartas no lugar de pessoas que têm dificuldades para expressar seus sentimentos. São cartas sinceras, de amor, e revelam no protagonista uma personalidade delicada e introvertida. Solitário, Theodore decide instalar um novo sistema operacional em seus gadgets, tendo dessa forma seu primeiro contato com Samantha (Scarlett Johansson) e a sua inteligência artificial, que evolui a cada momento e conforme o diálogo entre os dois, cada vez mais íntimo e pessoal.

Theodore: Sometimes I think I have felt everything I'm ever gonna feel. And from here on out, I'm not gonna feel anything new. Just lesser versions of what I've already felt.

É inevitável que, tendo uma personalidade feminina e atrativa, Theodore - assim como tantos outros usuários - acabem se apaixonando pelo OS. Dessa forma, o filme revela, através de diálogos intensos e perguntas em aberto, uma das claras características humanas: a de deixar se levar por interações de afinidades e empatia. No filme, nos envolvemos com um avatar virtual, e lidamos apenas com um reflexo, sem rosto, de toda a necessidade do que queremos ouvir ou sentir.

Amy: I think anybody who falls in love is a freak. It's a crazy thing to do. It's kind of like a form of socially acceptable insanity.

“Her” – vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original - é uma produção envolvente e cativante, com uma direção de fotografia magnífica e uma trilha sonora impecável composta pelo grupo canadense Arcade Fire e Karen O, vocalista da banda americana Yeah Yeah Yeahs, com sua canção indicada ao Oscar, “The Moon Song”.

Curiosidade Geek: Samantha é o nome de uma configuração de texto-para-fala nos computadores Macintosh, que se assemelha à voz do Siri, assistente virtual da Apple para o iPhone.

----
"Her" é um dos filmes na minha lista de Indicados ao Oscar 2014.