Before Midnight ★★★★

Infelizmente chegamos ao terceiro e último filme da trilogia, e o questionamento que temos antes de começa-lo e que sabemos que será abordado no filme é de o quanto um amor pode durar, se esse conceito é apenas uma fantasia ou pode ser algo concreto e alcançável. Mas o assunto não é apenas abordado, mas sim redefinido e exposto de uma forma agridoce, que sinceramente ao término do filme eu não sabia ao certo como me sentir, o ponto não é de concordamos com o que nos foi exposto mas sim de entender o que levou aqueles personagens a dizerem e agirem daquela maneira.
Novamente às locações nas quais o filme se passa são belíssimas, com enquadramentos que sempre deixam ambos os protagonistas ocupando quase o tamanho inteiro da tela nos mostrando que a relação deles é tão bela e grandiosa quanto os cenários mostrados. Planos extremamente longos e cortes muitas vezes lentos, deixando uma pausa antes de cortar de um rosto para outro, explorando muito a expressão de seus atores.
O filme é uma constante que mesmo passando em apenas um dia, retrata bem como é a vida de um casal em um dia comum, de como de um momento de risada e descontração passa para um momento de briga e alfinetadas por conta de apenas uma palavra ou expressão utilizada no momento errado. Os diálogos continuam tão bem escritos quanto nos dois filmes anteriores, mostrando que a essência dos personagens não mudou, porém o tempo faz com que eles amadureçam e mudem sua crenças e pensamentos mesmo que um pouco.
A obra estava caminhando para ser uma das minhas favoritas, até o momento da cena do quarto que segue para o final do filme, que depende muito de gosto e por conta de minhas opiniões e visões, não pude deixar de me incomodar com o que estava acontecendo, acredito que ela destoa com a mensagem que o filme estava se propondo a passar. Além de ser um pouco arrastada demais, mesmo que anteriormente todas as cenas acabassem assim que pensássemos “acho que essa cena poderia acabar agora” e logo em seguida elas se encerravam, esta cena final não, sua extensão e motivação para existir não me convenceram e diminui a qualidade do filme significantemente.
Mesmo assim Before Midnight é um excelente e um ótimo encerramento para essa trilogia magnífica, e foi o filme que mais me emocionou dentre os três. Não me esquecerei tão cedo dessa história e muito menos desse casal, recomendo a todos.