Incendies ★★★½

Chego ao filme que lançou um dos melhores diretores da atualidade Denis Villeneuve, e vendo pela primeira vez posso dizer que esta é a obra mais chocante dele, tudo é tão cru e visceral, o poder que as imagens neste filme tem são de tirar o fôlego. A maioria das características do diretor são reconhecidas no longa e com certeza este é um dos seus melhores trabalhos no aspecto técnico.
Assim como é dito no filme, ele mostra essa corrente do ódio que permeia a humanidade e como isso afeta as nossas relações e as consequências que podem acontecer. Como disse anteriormente este é um filme chocante no melhor sentido da palavra, pois mesmo se tratando de uma obra de ficção sabemos que tudo ali é plenamente possível de se acontecer e isso nos assusta. Pensar que alguém viveu tudo aquilo e que coisas assim acontecem nos tira de nossa zona de conforto, trazendo o incômodo à tona.
O longa é muito bem fotografado, muitos planos longos e planos sequência, uma paleta de cores bege e cinza retratando a falta de vida e esperança naquela sociedade em guerra. Não há cenas de violência explícita, mas mesmo as implícitas já nos embrulham o estômago. A história também se mantém em constante movimento, sempre com surpresas novas que instigam ainda mais sobre a resposta para o mistério.
Mas ao mesmo tempo que a história continua a se movimentar, muitas coisas abusam do nosso senso de descrença do absurdo, pois há muitas coincidências e facilitadores do roteiro que beiram o fantasioso. Assim como um ritmo extremamente lento que em alguns momentos entendia e um pouco desse clima que o filme veio construindo se esvai. O elenco tem seus pontos fortes e fracos, em alguns momentos convencem como pessoas que realmente viveram aquelas realidades e em outros não entregam o peso que certas cenas precisariam.
Mesmo com a história beirando o absurdo, Incendies é uma obra rara sobre um retrato de onde a humanidade consegue chegar apenas com o ódio, sendo também um dos retratos mais fiéis da guerra mostrando como ela afeta os cidadãos comuns e suas famílias. Definitivamente não é um filme fácil de se assistir, recomendo para aqueles que estiverem dispostos a encarar o que o filme se propõe a mostrar.