Melancholia ★★★½

A felicidade não é duradoura, isto é um fato, uma hora ela acaba e quando você menos espera, se encontra em sua solidão buscando um meio de contornar essa situação. O sentimento melancólico que isto traz é muito bem retratado pelo filme, com um clima bem pesado que realmente pode abalar o emocional de uma pessoa que está assistindo a obra despreparada para a viagem que o mesmo propõe.
Kirsten Dunst faz um trabalho excepcional, não à toa recebeu o prêmio de melhor atuação em Cannes, os momentos de silêncio da atriz são extremamente poderosos, apenas com sua expressão vemos a tristeza que sua personagem carrega. Em contraponto a esta personagem vemos também um ótimo trabalho de Charlotte Gainsbourg representando uma mulher que tem de se manter forte cuidando de sua irmã depressiva e da sua própria ansiedade em se deparar com a morte iminente. Este definitivamente foram os pontos fortes do longa para mim.
O filme é belamente fotografado, muita câmera na mão é utilizada para realmente mergulharmos na experiência cinematográfica que é esta obra. Há um grande uso de close ups ostentando o poderio de seus atores e potencializando nosso senso de claustrofobia e ansiedade, fazendo-nos sentir o mesmo que os personagens estão sentindo. Realmente houveram momentos em que simplesmente paramos e apreciamos a beleza estética que a obra tem, e isto é algo que não falta no filme.
Como pontos negativos, aponto a falta de um roteiro melhor elaborado, havia muito o que ser explorado, porém nada é abordado e aprofundado. Parecendo que a técnica empregada no filme sobrepunha sua história, algo que é negativo para uma obra que deseja mexer com a emoção do espectador. Geralmente crio antipatia por filmes que me passam essa impressão, mas todos os pontos anteriormente citados me impediram de criar esta aversão.
Melancholia é uma excelente obra sobre a melancolia e a tristeza que decorrerem da iminência da morte, da solidão que todos enfrentam e da futilidade das relações. Para aqueles que têm problemas com filmes mais contemplativos e introspectivos, este não é um filme para você, caso contrário recomendo fortemente.